Por: Welber Santos
Originalmente publicado no blog Trilhos do Oeste
1986 marca o momento em que a SPHAN inicia o processo de tombamento do Complexo Ferroviário de São João del-Rei, o trecho de 12km, mais as estações de Chagas Dória e Tiradentes, sob requerimento do PRESERFE/RFFSA. É o assopro após a mordida que levou à erradicação dos 200km entre Antônio Carlos e Aureliano Mourão em 1984. Em breve farei um post sobre todo esse processo e uma análise das duas conjunturas que, mal ou bem, é o microcosmo do processo de privatização da ferrovia no Brasil, na qual abordaremos o aspecto cultural e os conceitos que envolvem patrimônio, monumento e público/privado.
Por enquanto, deixo ao público a bela fotografia do meu amigo Benito Mussolini Grassi, uma figura ímpar no planeta ferrovia do Brasil.
Composição de dez carros puxados pela locomotiva RFFSA 68 atravessando o pontilhão sobre o Córrego Água Limpa
Nenhum comentário:
Postar um comentário