Outubro de 2011. Mais duas das pequenas notáveis da Estrada de Ferro Oeste de Minas "comemoram" seus centenários.
Fabricadas pela Baldwin Locomotive Works em outubro de 1911, estas foram as duas primeiras locomotivas da classe 10-18-D outside frame da EFOM, classe esta que veio a ser a mais bem sucedida na bitolinha. Versáteis, com bom esforço de tração, estabilidade na linha e capacidade de desenvolver velocidades mais elevadas, as 4-6-0 outside frame eram verdadeiras rainhas da linha, não sendo poupados elogios pelas equipagens à essas locomotivas.
Este mês as homenagens são para as nº 37 e nº 38, que trabalharam entre 1911 e 1986, chegando portanto a tracionar os trens turísticos entre São João del-Rei e Tiradentes. Hoje estão "aposentadas", guardadas no interior da rotunda de São João del-Rei. Havia a nº 39, também de 1911, que infelizmente foi a única dessas locomotivas que foi sucateada, já no final dos anos 70.
Fica o registro dessa data, o centenário das primeiras locomotivas desta que foi a série de locomotivas mais admirada na bitolinha.
Acervo ABPF/NEOM
- Locomotiva nº 37 manobrando no pátio de São João del-Rei, início dos anos 80.
Acervo ABPF/NEOM
- Locomotiva Nº 37 ainda com o nº 107 em acidente em Coqueiros, ano de 1935.
Acervo ABPF/NEOM
- Belíssima fotografia da locomotiva nº 37 com trem sobre o Pontilhão do Inferno, próximo à estação de Aureliano Mourão.
Walter Serralheiro / Acervo ABPF/NEOM
- Locomotiva nº 37 durante manobras no pátio de São João del-Rei em 1979.
Acervo ABPF/NEOM
- Locomotiva nº 38 no pátio de São João del-Rei em 1968.
Michael A. Eagleson / Rairoad Magazine
- Trem cargueiro com locomotiva nº 38, 1976.
Acervo ABPF/NEOM
- Locomotiva nº 38 no pátio da estação de São João del-Rei aguardando a próxima viagem. 1977.
Acervo ABPF/NEOM
- Locomotiva nº 38 liderando o famoso trem da Festa da Santíssima Trindade de Tiradentes, outubro de 1982.
Senti falta dos capacetes sobre os compressores de ar.
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